'Senhor das armas', que abastecia o PCC e era procurado pelo Ministério da Justiça, é preso pela polícia do Paraná

Foto: Reprodução/Polícia Civil

Foi preso pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR) nesta sexta-feira (20), no estado de São Paulo, Marcio Borghi Ribeiro, conhecido no meio policial como "Senhor das armas".

O nome de Marcio constava na "Lista Vermelha" de procurados do Ministério da Justiça. A prisão foi apurada com exclusividade pela RPC, afiliada da TV Globo no Paraná. A ação aconteceu no litoral paulista, mas a cidade não foi revelada.

À RPC, o delegado Thiago Andrade disse que a prisão de Marcio aconteceu às 6h. A ação, que cumpriu mandado expedido no Paraná, contou com apoio da polícia paulista.

As investigações apontam que Marcio era o responsável por fornecer armas para criminosos, entre eles, membros da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Andrade afirmou, ainda, que o homem é um dos líderes da facção no Paraná.

Andrade disse, também, que Marcio foi preso em outras ocasiões por coordenar assaltos a residências e bancos.

Após a prisão desta sexta, Marcio foi enviado ao Paraná e está à disposição da Justiça. O g1 tenta identificar a defesa dele.

Em 29 de novembro de 2025, a Polícia Civil do Paraná apreendeu cerca de 30 quilos de explosivos em uma área de mata na região dos Jardins Holandeses, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Os itens, conforme o delegado Thiago Andrade, tinham ligação com as ações de Marcio.

À época, a polícia havia informado que apurações de inteligência policial descobriram que faccionados estavam se reunindo na região para receber os materiais e planejar ações criminosas.

Na mesma operação, foram apreendidas espoletas, tubos de choque, pavios, estopins, dois revólveres, uma pistola calibre .380 e dois fuzis G3 calibre 7.62.

Fonte: G1